top of page
Foto do escritorDébora Ferriolli

Feltragem e suas lendas...


Você gosta de histórias, lendas?

Existem muitas lendas curiosas sobre a decoberta do feltro...

Adoro essas lendas!

Hoje vou contar uma lenda atribuída a descoberta do feltro a São Clemente, o santo padroeiro dos Chapeleiros.

Conta a história que esse padre devoto, durante uma viagem, ficou com os pés doloridos e cansado e, tirando as sandálias, procurou descansar à beira da estrada. São Clemente logo foi perturbado pelo balido das ovelhas. Olhando para cima, ele viu uma raposa que tinha acabado de agarrar uma das ovelhas jovens. Bem a tempo, conseguiu resgatar o cordeiro.

Ele observou a lã solta, e teve uma idéia!

Como seus pés estavam muito cortados e com bolhas, ele colocou pedaços de lã nas sandálias para evitar mais bolhas e aliviar a dor.

Enfiando a lã mole em seus ferimentos, ele foi capaz de continuar a jornada.

Ao chegar a seu destino, tirou as sandálias de seu pés, descobrindo em vez da lã macia tinha um pedaço de pano inacabado, aparentemente tão firme e grosso que ele não conseguia separá-lo, ele chamou o material de “feltro”

Assim St. Clement descobriu que a combinação de umidade da transpiração e umidade do solo, juntamente com a pressão de seus pés, juntavam essas fibras e produziam um pano.

Depois de se tornar bispo, criou grupos de trabalhadores para desenvolver operações de feltragem. São Clemente tornou-se o santo padroeiro dos chapeleiros, que utilizam extensivamente o feltro até hoje.




33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page