A grande dúvida das artesãs sempre gira em torno de como precificar o artesanato, não é mesmo?
E hoje eu gostaria de falar um pouco sobre isso.
Existem vários fatores que influenciam o preço da venda do produto.
Precisamos saber:
Quais são nossas despesas fixas; ou seja: tudo que tenho que pagar por mês para que a empresa continue funcionando,vendendo ou não.
Quais são as despesas variáveis; aquilo que você vai pagar só quando vender o produto; Por exemplo a porcentagem da maquinhinha do cartão de crédito.
Qual a margem de lucro; o lucro serve para empesa crescer, não é para mim, é para empresa!
Custo dos produtos; são todos os materiais que uso para fazer o produto.
Além disso, é muito interessante entendermos melhor o que faz uma pessoa a comprar um produto.
O que leva uma pessoa a comprar? Por que ela compra?
Geralmente uma pessoa compra ou por um desejo, ou por uma necessidade.
Quando a cliente deseja algo e quer comprar, ela cria vários argumentos para justificar a sua compra, tanto para ela mesmo quanto para as outras pessoas.
Existe uma variação na intensidade do desejo, quanto maior o desejo da cliente maior o valor que ela está disposta a pagar pelo seu produto, quanto menor o desejo, menor o valor que ela está disposta a pagar pelo produto.
É importante conhecermos essa relação de desejo para podemos definir o preço do nosso produto.
Outro fator que leva um cliente a comprar é a necessidade, por exemplo, ela quer presentear alguém com algo especial; ou ela está esperando um bebê e quer decorar o quartinho do bebê; pode ser que ela esteja procurando algo especial para decorar uma mesa; ou quer fazer uma festinha de aniversário para seu filho inesquecível. Enfim são várias as necessidades.
E conforme a urgência da necessidade, quanto mais urgente é essa necessidade, mais disposta ela estará em pagar um valor mais alto pelo produto.
Agora, sabendo sobre a necessidade e conhecendo melhor sobre o desejo, quando conseguimos unir as duas coisas em nosso produto, conseguimos precificar melhor os nossos produtos.
E você? têm dificuldade de precificar seu produto?
Gostou desse artigo?
Gostaria de receber os artigos por email?
Assine nossa Newsletter!
Comentarios